Professores também participam da formação, que seguirá até o final de 2013.
O projeto de formação contribui para ampliar os conhecimentos do gestor escolar sobre leis e políticas públicas que regem a educação, além da reflexão sobre os diferentes aspectos da administração de uma escola e como eles podem influir na aprendizagem.
Durante o encontro, foram abordadas questões sobre o papel do diretor escolar na gestão da aprendizagem com foco na leitura; a leitura como prática real e constante em toda a escola e como objeto de aprendizagem; e a importância da biblioteca escolar como espaço de aprendizagem.
“Para o primeiro semestre foi estabelecida a meta de melhoria do nível de aprendizagem dos alunos, utilizando-se como estratégia a institucionalização da leitura como prática cotidiana da escola”, destacou a supervisora pedagógica da SRE Linhares, Maria Davina Marques.
No decorrer do ano, professores também serão convocados nos dias de planejamento e por disciplina, para análise e reformulação de planos de ensino, com uma reflexão sobre a necessidade de que o ensino esteja focado no desenvolvimento de competências e habilidades e não mais no conteúdo, sendo este último, um meio para alcançar os resultados e não um fim em si próprio.
“Com esta iniciativa, a SRE pretende contribuir para o desenvolvimento de uma visão estratégica de educação, considerando a estrutura existente, o papel da escola e o compromisso com metas claras para melhorar os índices de aprendizagem”, frisou a supervisora.
A formação, com o tema ‘O Gestor e a formação centrada na Escola’, está organizada em encontros mensais em que são discutidos assuntos voltados para a gestão do tempo, gestão da aprendizagem, gestão de espaços e gestão de pessoas.
O primeiro momento foi realizado no mês de março, onde foram colocadas em discussão reflexões que envolveram alternativas político-pedagógicas previstas no currículo com vistas à promoção do aluno; a importância e o real papel do diretor escolar enquanto liderança de uma instituição de ensino; a gestão do tempo do diretor – cronograma de trabalho como um dos fatores de melhoria da gestão do tempo e práticas imprescindíveis para o sucesso da gestão escolar.
Redação Portal Ouro Negro