Na ocasião da visita estiveram presentes, o Presidente da Câmara Miltinho Colega, o vice-presidente da Assembleia Legislativa e Deputado Estadual Luiz Durão, os vereadores Estefano Silote, Teixeira, Pastor Miravaldo e Edimar Vitorazzi.
O Superintendente de Educação de Linhares, Thiago Dadalto Pissimilio, destaca que a entrega da Escola Bartouvino Costa é uma grande conquista para nós de Linhares. ”Cabe a nós valorizarmos o espaço disponível, e utilizar da melhor forma as condições proporcionadas”, diz.
Thiago Pissimilio informou ainda, que a inauguração oficial da Escola será realizada em breve, está sendo aguardado a agenda do Governador do Estado Renato Casagrande, bem como do Secretário de Estado da Educação Klinger Marcos Barbosa Alves.
Já para o diretor da unidade de ensino Aurimar Biachi Junior é momento de comemoração. “Participei do processo de reforma da Escola Bartouvino Costa, vamos ter boas condições de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, com a utilização dos novos espaços, podemos proporcionar várias atividades”, diz.
Saiba mais
A escola Bartouvino Costa é conhecida como a primeira escola de Linhares. O início das atividades escolares é datado de 1839, em uma pequena unidade próximo a Praça 22 de Agosto, entretanto, a escola recebeu o nome de Bartouvino Costa no ano de 1948 quando passa a ser jurisdicionada pelo governo estadual. No ano de 1950, passa a ocupar a atual localização. O prédio atual foi construído no ano de 1980.
Atualmente, estudam 1510 alunos distribuídos entre todos os turnos de funcionamento, ofertando para a comunidade, séries finais do ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos subsequentes e educação de jovens e adultos. A Escola recebe alunos do seu entorno, bem como alunos oriundos do interior do município que utilizam o transporte escolar.
Reforma e ampliação
A escola passou por uma grande reforma e ampliação depois de aproximadamente 30 anos de funcionamento no prédio atual, onde foi priorizada a criação de espaços de vivência pedagógica, passando a contar atualmente com 18 salas de aula, 2 laboratórios de informática, laboratórios de ciências, química e física, sala de recursos, biblioteca, salas de planejamento e professores, além dos espaços administrativos, cozinha e refeitório.
Toda a unidade passou por adaptações para receber os portadores de deficiência, contendo com rampas, banheiros adaptados e plataforma elevatória. Há também espaço disponível para os alunos formarem seu Grêmio ou Rádio.
Redação Portal Ouro Negro
{jathumbnail off}