A campanha do McDia Feliz 2013 será lançada oficialmente às 19h da próxima terça-feira, 6 de agosto, na praça de alimentação do Shopping Pátiomix Linhares. Na ocasião, serão apresentados o projeto do McDia e a ACACCI, Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil, instituição que promoverá a ação em Linhares.
“O McDia Feliz é um evento muito importante para a ACACCI. Linhares vem crescendo muito, por isso esperamos que a ação dê muito certo”, afirma Christiane Barbosa Lemos, gerente de projetos e captação de recursos da ACACCI.
“A ACACCI vive de doações, mas o Instituto Ronald McDonald não é importante para nós apenas pela captação de recursos por meio do McDia, mas também pelo trabalho em termos de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes com câncer no Brasil”, diz Christiane.
O McDia Feliz tem como objetivos despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças de 5 a 19 anos; captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários em nível local, regional e nacional; e contribuir para o aumento do índice de cura do câncer infantojuvenil.
Em 2012, a ação beneficiou 77 projetos de 59 instituições em todo o país com a arrecadação de R$ 18.354.205.
Mais sobre o McDia Feliz
Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz é a maior campanha do país em prol de crianças e adolescentes com câncer, além de ser o principal evento comunitário do Sistema McDonald’s no Brasil.
No McDia Feliz, todo o recurso arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos), vendido separadamente ou na McOferta de Big Mac – além de materiais promocionais confeccionados pelas instituições participantes e tíquetes antecipados – é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infantojuvenil de todo país.
O evento garante o dia de maior movimento em mais de 600 restaurantes McDonald’s, contando com uma mobilização de mais de 30 mil voluntários. Ao longo de 24 anos de realização da campanha, os recursos obtidos com o McDia Feliz contribuíram para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no Brasil: de 15%, no final da década de 80, podendo chegar a 85% atualmente caso diagnosticado nos estágios iniciais.
Com os resultados obtidos desde o primeiro ano de sua realização, em 1988, a campanha já reverteu a mais R$ 130 milhões para a causa do câncer infantojuvenil, em mais de 20 estados brasileiros. Os recursos têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, e salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Todos os projetos apoiados pelo Instituto Ronald McDonald são auditados e tem sua execução acompanhada.
Sobre a ACACCI
Em 1987, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, localizado em Vitória, Espírito Santo, prestava atendimento oncológico para cerca de 100 crianças e adolescentes. As condições precárias estavam muito aquém de oferecer à clientela um tratamento digno.
Diante desse cenário, voluntários criaram a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil, a ACACCI. Desde sua fundação, em 15 de março de 1988, a Associação vem desenvolvendo um programa de assistência integral às crianças, adolescentes e suas famílias, apoiando não apenas o tratamento, mas também oferecendo suporte econômico, social e psicológico a todos os envolvidos. Esse apoio garante a continuidade do tratamento dos pacientes e eleva significativamente a possibilidade de sucesso na luta contra o câncer.
Muitos pacientes atendidos são do interior do Estado do Espírito Santo, do sul da Bahia e do leste de Minas Gerais, e a dificuldade de locomoção também era um empecilho para o tratamento. Em 2007, um grande sonho se realizou: a conclusão da nova casa de apoio da ACACCI em Vitória, Espírito Santo.
A mudança para uma casa maior proporcionou aos usuários da instituição mais conforto e um ambiente mais adequado às necessidades, com grande acessibilidade e de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atendimento de pessoas em situação de doença. A nova Casa da Família dispõe de espaços internos como quartos, escritórios, brinquedoteca, oficina, bazar, sala de TV, biblioteca, capela, recepção. administração e outros ambientes, totalizando um espaço de 2.718 metros quadrados.
Recentemente, a instituição reestruturou sua gestão e passou a ser administrada por instâncias formadas por Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Conselho Científico e Diretoria Executiva.
Informe Publicitário