geral

Linhares abraça a campanha McDia Feliz 2013

10 ago 2013 - 06:10

Redação Em Dia ES

Share

“Parabenizamos a Acacci, tamanha a importância das ações que realiza. Obrigada à Associação por realizar esse trabalho. Toda a gestão municipal vai apoiar a campanha no dia 31 de agosto”, afirmou a secretária de Assistência Social de Linhares, Luzia Alvarenga, durante a cerimônia de lançamento do McDia Feliz 2013 na cidade. O evento foi realizado na terça-feira (06), na Praça de Alimentação do Shopping Patiomix Linhares.

Participaram outros integrantes da administração municipal, entre os quais os secretários de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto; de Planejamento, Renata Correia; de Meio Ambiente, Walter Maia; e de Segurança, Washington Monteiro. Também estiveram presentes o vereador Joel Celestrini; o presidente do Rotary Club de Linhares, Ricardo Jovita, e demais representantes da entidade; e a gerente de Atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Linhares, Ednéia Reis.

Do Shopping Patimix Linhares participaram a coordenadora de Marketing e a superintendente, Karine Pompermayer e Alessandra Rebouças da Silva, respectivamente.

A Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) foi representada pela superintendente, Tânia Bitti Bortolini, também membro do Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald; pela gerente de Projetos, Christiane Barbosa Lemos; pela coordenadora de Mobilização de Recursos, Geralda Lamas; e por demais funcionários e voluntários. Também participaram do evento, com suas mães, paciente e ex-pacientes atendidos pela Acacci e que são moradores de Linhares.

Campanha especial
A mestre de cerimônia, Marizilda dos Santos Vairo, voluntária da Acacci, destacou que é a primeira vez que Linhares participa do McDia Feliz, campanha que acontece em todo o país em benefício de crianças e adolescentes com câncer e coordenada, nacionalmente, pelo Instituto Ronald McDonald. “Este ano, o McDia Feliz será ainda mais especial, pois comemora, no Brasil, 25 anos. E a Acacci, criada em 15 de março de 1988, também celebra, em 2013, seu 25º aniversário”.

No McDia Feliz 2013, que será em 31 de agosto, toda a arrecadação obtida com a venda e sanduíches Big Mac® (exceto alguns impostos) é revertida para instituições que cuidam de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. No Espírito Santo, a Acacci é a instituição beneficiada.

Suporte
Tânia frisou que o McDia Feliz é a mais importante campanha no Brasil para arrecadação de recursos voltados para a melhoria do tratamento e suporte à criança e adolescente com câncer. “Ao longo desses 25 anos, fomos testemunhas de melhorias em hospitais e em casas de apoio, que possibilitaram o aumento das chances de cura, que hoje alcançam cerca de 70%”.

A superintendente da Acacci acrescentou que a renda obtida com a campanha McDia Feliz é uma das mais importantes fontes de receita da instituição. Essa receita contribui para que a Associação possa manter e aperfeiçoar as suas ações, voltadas para oferecer a crianças e adolescentes com câncer e seus familiares o suporte necessário para melhor enfrentamento da doença. “Esse suporte compreende uma série de projetos, que perpassam as dimensões física, social, econômica, psicológica e espiritual”.

Segundo a Associação, este ano a meta é conseguir um novo recorde com a venda de sanduíches e que os recursos serão aplicados no Projeto de Atenção Interdisciplinar Domiciliar à Criança e ao Adolescente com Câncer, Familiares e Cuidadores.

O objetivo é levar aos pacientes e aos seus cuidadores alternativas simples e tradicionais que, aliadas às medidas convencionais – radioterapia, quimioterapia e cirurgia – poderão aliviar sintomas frequentes como ansiedade, medo, angústia, dor etc. “É o cuidado integral ganhando forma em todas as suas dimensões. Quem vivencia o câncer sabe o quanto é importante esse suporte”, assinalou Tânia.

Ela agradeceu às empresas que, até então, contribuíram com o McDia Feliz por meio da aquisição de cotas de apoio: Hospital Metroplitano, Oncovit, MedQuimheo, Sollo Brasil (na Grande Vitória) e Posto Nossa Senhora da Penha (em Cachoeiro de Itapemirim). Agradeceu também ao Rotary Club de Linhares, que vai contribuir com a coordenação do McDia Feliz na cidade, às lojas Poti Poti e Óticas Vision que, na ocasião, assumiram a venda de tíquetes antecipados; à administração do Shopping Patiomix e às famílias de pacientes presentes.

Ajuda
Representando mães de pacientes moradores de Linhares, falou Andressa Piol, 36 anos, cujo filho, hoje com 12 anos, obteve cura. Ela disse que o atendimento na Acacci foi importante porque seu filho viu que não estava só.

“Ele frequentou o projeto Classe Hospitalar e não perdeu o ano escolar. O apoio da Associação e o compartilhar com outras famílias um momento difícil é fundamental. Todos devem ajudar a Acacci não só em campanha, mas o ano todo. Há muitas formas de contribuir”, enfatizou Andressa.

Ricardo Jovita, presidente do Rotary Club de Linhares, disse esperar que cada um dos presentes ao evento seja um multiplicador da campanha. “E isso não apenas para alcance do objetivo do McDia Feliz, mas também para colaborar e retribuir o trabalho que a Acacci faz em prol de nossos moradores”, complementou.

Resultados
No Espírito Santo, o McDia Feliz será realizado nos 11 restaurantes McDonald’s distribuídos pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. Em 2012, foram arrecadados R$ 185 mil, com a venda de sanduíches Big Mac® e de produtos com a marca McDia Feliz, como camisetas e chocolate.

A Acacci utilizou o valor no Projeto de Atenção Interdisciplinar Domiciliar à Criança e ao Adolescente com Câncer, Familiares e Cuidadores, além de destiná-lo à manutenção predial, revitalização e otimização de espaços da Casa da Família.

No Brasil, em 2012, foram vendidos mais de 1,6 milhão de sanduíches Big Mac em todo o país, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 18,3 milhões.

Tíquete antecipado
A coordenadora do McDia Feliz 2013 no Estado, Geralda Lamas, agradeceu o acolhimento da sociedade linharense e disse da importância da venda antecipada de tíquetes que, ao preço de R$ 11,50 cada um, garantem o sucesso da campanha.

O objetivo da Acacci é vender 17.100 tíquetes antecipados. No lançamento em Linhares, além de tíquetes antecipados, a Associação comercializou produtos com a marca McDia Feliz, como camisetas e chocolate.

Ao final do evento, a superintendente da Associação fez uma apresentação dos projetos desenvolvidos pela Associação em benefício de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

Informe Publicitário

0
0
Atualizado: 10/08/2013 06:10

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.