geral

Linharense se prepara para disputar final nacional de olimpíada internacional de ciências

17 ago 2013 - 08:00

Redação Em Dia ES

Share

No último dia 25 de maio, mesmo não sendo do público-alvo do concurso, pensado para alunos que completam 15 anos em 2013, Heloiza participou da primeira fase e se tornou a única linharense classificada para a final nacional. A adolescente está a um passo de representar o Brasil na IJSO internacional, que ocorrerá na Índia.

A prova da fase final acontece no próximo dia 24 de agosto em seis sedes regionais: Fortaleza-CE, Goiânia-GO, Teresina-PI, Londrina-PR, São Paulo-SP e Palmas-TO. Heloiza fará prova no Prédio da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. Serão 3 horas e meia para resolver 30 questões de múltipla escolha e 12 questões dissertativas. Os nomes que comporão a delegação brasileira na olimpíada internacional serão revelados no dia 1º de setembro.

“A vantagem de Heloiza é a autonomia”

É assim que a professora de Ciências do Centro Educacional Projetar, Diesther Scarpati explica a conquista de Heloiza. “Ela corre atrás e tem autonomia na produção de seu conhecimento”, diz.

Junto aos professores Giliard Carleti, de química e Tiago Agrizzi, de Física e Matemática, Diesther instruiu os alunos que gostariam de participar da olimpíada por meio de um projeto de aulas de reforço.

“O concurso é voltado para alunos que façam 15 anos em 2013, mas convidamos o 9º ano. Eu acredito que ela vai se sair bem”, afirma.

Família inteligente e orgulhosa

Heloiza tem um exemplo a seguir em casa. Sua irmã, Helena Castilhoni Belique, de 17 anos, também já se classificou em olimpíadas como o IJSO. “Talvez eu tenha ajudado dando exemplo. Ela sempre foi inteligente e me via estudando, fazendo provas”, explica Helena.

Para o pai de Heloiza, Sérgio Suel Belique, o apoio da família é fundamental. “A gente dá todas as condições. Local próprio para elas estudarem e toda uma estrutura para elas poderem se dedicar. Nunca forçamos nada. Elas têm seus próprios horários”, diz.

Mesmo sabendo da influência que esse apoio tem nos resultados das duas filhas, a mãe, Simone Aparecida Castilhoni Belique, faz questão de salientar que a iniciativa vem delas. “Heloiza foi por conta própria. Foi mérito dela. A gente incentiva deixando, dando oportunidades, mas a iniciativa é totalmente dela. Fico muito feliz. Sabemos que ela tem capacidade”.

Sobre o futuro, Simone lembra o que sempre disse às filhas. “A gente não vai deixar herança pra vocês. A gente vai dar educação e a base que vocês precisarem para que vocês construam o melhor futuro possível”.

Nada de nervosismo

Às vésperas da final nacional, Heloiza diz estar calma. “Sempre fui acostumada a estudar. Estou tranquila. Não fico nervosa”.

Ela vê nas olimpíadas uma maneira de buscar novas oportunidades. “Estou me esforçando o máximo que consigo. A escola acreditou na gente. Quis muito fazer a prova por que gosto de desafios. Não esperava ter esse resultado, mas sempre quis e me esforcei”, diz.

O concurso já influencia na escolha de uma profissão. “Comecei a gostar mais de química. até pensei na possibilidade de me tornar médica”, conta.

Etapa internacional do IJSO ocorre em dezembro

A International Junior Science Olympiad ou Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) é uma das maiores e mais importantes olimpíadas acadêmicas do planeta.

A fase mundial é realizada anualmente em local itinerante desde 2004, com equipes formadas por seis estudantes de até 15 anos.

Em 2013, a disputa final ocorre na cidade de Pune, na Índia, de 3 a 12 de dezembro. Cerca de 40 países devem participar.

Redação Linhares Em Dia

0
0
Atualizado: 17/08/2013 08:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.