geral

Linhares 213 anos: personagens folclóricos são lembrados em livros

22 ago 2013 - 03:00

Redação Em Dia ES

Share

Chico Boneco, Irene, João da Santa e Zé da Lata. Pessoas que deixaram sua marca na memória de muitos linharenses por suas características peculiares. Anos atrás, a professora Josmari eternizou a memória dessas pessoas através de vários livros de sua autoria.

Josmari: a contadora de histórias

zzzlivros3

“Eu conto histórias desde a minha infância. Chico Boneco faz parte da minha vida, pois ele era vizinho da nossa fazenda. Quando eu tinha seis anos vendia produtos da roça em frente a minha residência, no Centro. Às vezes eu andava pela cidade com o Chico Boneco… ele me levava para auxiliar nos trocos, porque eu sabia ler, escrever e fazer contas”.

“Meus livros são utilizados desde a educação infantil até o ensino superior. Hoje essas pessoas se tornaram personagens folclóricos graças aos livros, pois passaram a ser de uso e costume da população. Esse resgate histórico é importante para as futuras gerações conhecerem essas pessoas que passaram por nossa cidade deixando sua marca”.

“Hoje em Linhares temos muitas pessoas que podem virar personagens folclóricas, até mesmo eu posso ser uma delas (brincou). Atualmente sigo com o projeto de contar histórias nas escolas do município. Contando histórias, estamos incentivando a leitura e a escrita. Adoro fazer esse trabalho e pretendo continuar fazendo e quem sabe escrever mais algumas histórias”.

Linhares e atuais desafios

A docente também falou sobre os desafios do município. “O que está faltando são novos pensamentos e se fazer uma política voltada para o macro, está faltando um pensamento mais globalizado de sustentabilidade”.

Saiba mais

Josmari nasceu em Linhares, formou em Magistério no Colégio Estadual Emir de Macedo Gomes tem licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialização em Recreação pela Universidade Federal Paraná e em Buenos Aires pelo (SEA). Incentivadora do Programa de Incentivo à Leitura (Proler), tendo editado à única apostila sobre o folclore de Linhares.

Ela também participou de diversas oficinas e seminários, em várias cidades, resgatando a cultura folclórica de Linhares por meio de suas histórias.

O ilustrador dos livros foi o radialista Hinton José. Uma versão especial da publicação também foi lançada para deficientes auditivos e visuais. 

Redação Linhares Em Dia
Por Carol Paiva Said e Hugo Rizzo
Fotos: Hugo Rizzo

{jathumbnail off}
 

0
0
Atualizado: 22/08/2013 03:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.