Teve início nesta quarta-feira (13), à Operação Noel, realizada pelo Procon de Linhares. Os fiscais do órgão estão percorrendo o comércio do Centro a fim de realizar ações de orientação e fiscalização, em razão do grande volume de vendas no período que antecede o Natal.
Leia também >> Chuvas | Defesa Civil de Linhares mantém equipes de prontidão para atender possíveis ocorrências
De acordo com o órgão, a Operação Noel será realizada em dois momentos. Nesta semana, a ação tem caráter educativo, em que os comerciantes são orientados e convidados a participar de uma palestra sobre Precificação., ocasião em que serão abordados, entre outros assuntos, afixação de preços, troca de produtos, cumprimento à oferta, entrega e montagem de produtos, formas de pagamento, emissão de nota/cupom fiscal e garantia.
O encontro será realizado na próxima quarta-feira (20), às 18h30, no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto, e contará com a participação do gerente de Fiscalização Estadual, Rômulo de Oliveira Cerqueira. Além de abordar a legislação vigente, a palestra visa orientar os comerciantes sobre os seus deveres na relação de consumo, ampliar e fortalecer o conhecimento sobre precificação.
Leia também >> Resultado do terceiro trimestre do Banestes revela lucro líquido recorde de R$ 167 milhões
Posteriormente a essa ação educativa, na próxima semana, será realizada uma fiscalização com caráter punitivo, caso seja encontrado desrespeito às leis consumeristas. Durante a Operação, os fiscais observarão se os produtos expostos possuem informações quanto à precificação (preço à vista e a prazo, taxa de juros aplicada); sobre as formas de pagamento aceitas pela loja; se o consumidor informa, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou da modalidade de pagamento utilizada.
Os fiscais do Procon Linhares também estarão atentos se é condicionado um valor mínimo para compras no cartão; se o estabelecimento possui placa, em local visível ao consumidor, contendo o telefone do Procon; se possui exemplares do Código de Proteção e Defesa do Consumidor para consulta; se a loja dispõe de informações claras sobre a política de troca; se o fornecedor impõe restrição ao recebimento de cheque do consumidor, exigindo um tempo mínino de existência da conta bancária; se cumprem com a oferta anunciada; dentre outros.
Leia também >> Sesp realiza solenidade de entrega de drones para as polícias Militar e Cívil
Segundo o diretor do Procon Linhares, Geraldo Benedito Roza, a Operação Noel é necessária para orientar os comerciantes sobre seus deveres na relação de consumo, visando minimizar problemas e criar uma harmonia no relacionamento entre consumidor e fornecedor, principalmente nessa época de grande movimento no comércio da cidade. “É nosso dever educar, mas também, penalizar as empresas que estejam descumprindo as leis. E o consumidor pode ser o nosso aliado nesse trabalho, denunciando”, aponta.
Redação Em Dia
{jathumbnail off}
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal.
Siga-nos no Facebook, Twitter e YouTube.
Convidamos você a fazer parte dos nossos canais nas redes sociais e navegar pelo nosso site de notícias Linhares Em Dia.