A divulgação oficial da entidade sairá após o término das competições nacionais deste ano, mas o GLOBOESPORTE.COM fez as contas e projetou a nova classificação dos times, entre eles os capixabas.
No ranking anterior, que contabiliza as competições até 2011, a Desportiva Ferroviária era a melhor equipe do Espírito Santo. A Tiva, que disputou diversas vezes as Séries A e B do Brasileirão, nas décadas de 70, 80 e 90, estava na 42ª posição geral, com 509 pontos. Porém, de acordo com os novos critérios que mede o desempenho nos últimos cinco anos, dando peso maior aos anos mais recentes, o posicionamento dos times capixabas sofreu alterações.
Após as mudanças, o São Mateus aparece como a melhor equipe do Espírito Santo classificada no ranking. Antes posicionado na 276ª colocação, com apenas três pontos, agora o Pitbull do Norte, participante das Copas do Brasil 2010 e 2012 e da Série D do Brasileirão 2011, está na 94ª posição, com 604 pontos. Para o supervisor de futebol do clube, Pedro Arthur, o novo ranking é mais justo e veio para provar que o São Mateus é o melhor time capixaba da atualidade.
– É uma grande satisfação para nós estarmos na liderança entre os times do Espírito Santo. Isso vem coroar o trabalho feito ao longo dos últimos cinco anos, quando pegamos o time na segunda divisão do Estadual. Para conseguir colocar o São Mateus nessa situação, enfrentamos uma verdadeira batalha. Além da pouca estrutura que dispomos, tínhamos sérios problemas trabalhistas e hoje eles não poucos. Quem também ganha com isso é a cidade de São Mateus. Antes poucos faziam questão de vir para o município para jogar no nosso time. Hoje a história é diferente. Agora é dar sequência no trabalho para seguir subindo no ranking – afirma Pedro Arthur.
Queda grená
Se para o São Mateus o anúncio do novo ranking foi motivo de comemoração, na Desportiva Ferroviária a novidade é vista como um ato de desrespeito. Na classificação projetada, a Tiva é apenas a oitava melhor equipe do Espírito Santo e, no geral, figura apenas na 219ª posição, com 100 pontos somados. O diretor de futebol grená, Pedro Soares, faz duras críticas aos novos critérios para a formação do Ranking Nacional de Clubes. Para o dirigente, ao tomar como base o desempenho nos últimos cinco anos, a CBF está ignorando a história da Tiva e do futebol brasileiro.
– Isso foi um desrespeito! Eu lamento profundamente que a CBF tenha descartado todo o nosso passado. Não se pode ignorar a história de um clube. E o Santos, de Pelé, e o Botafogo, de Garrincha, o que eles fizeram também será esquecido? Com todo o respeito aos nossos times co-irmãos daqui do Espírito Santo, mas a Desportiva sempre foi a equipe que mais representou o Estado em nível nacional E, agora com esse novo ranking, tudo que fizemos foi jogado fora. Mas agora é vida que segue. Estamos fazendo um trabalho de reconstrução do clube e vamos recuperar a posição da Tiva – disse Pedro Soares.
Impacto no ES
A mudança da CBF causou um impacto negativo em relação ao número de equipes capixabas presentes no Ranking Nacional de Clubes. Até 2011, o Espírito Santo possuía 17 clubes ranqueados. Agora, com os novos critérios, o Estado passa a ter apenas nove clubes com pontuação. Entre os times que não aparecem ranking projetado estão o Estrela do Norte e o Cachoeiro e os extintos AA Colatina, Linhares EC, Rio Pardo, Alegrense, entre outros.
Se alguns clubes sumiram do ranking, outros novos apareceram. São os casos do Aracruz, representante capixaba na última Série D do Brasileirão, e do Real Noroeste, clube com uma grande estrutura física e que participou da Copa do Brasil 2012, quando foi eliminado pelo Ipatinga, ainda na primeira fase.
Rio Branco-ES e Vitória-ES
Para os tradicionais Rio Branco-ES e Vitória-ES, o novo ranking não trouxe grandes mudanças. Antes posicionados nas 99ª e 125ª posições, os segundo e terceiro melhores clubes do Espírito Santo aparecem no ranking projetado em 110º e 131º, com 103 e 57 pontos, respectivamente.
Fonte: G1.globo.com