esporte

Inspirado em lenda uruguaia, volante Varela quer brilhar pelo Vitória-ES

25 jan 2013 - 16:59

Redação Em Dia ES

Share

No time alvianil que estreia neste sábado no Campeonato Capixaba 2013, às 16h, contra o Estrela, no Estádio Salvador Costa, são vários desconhecidos. A maioria nunca atuou em clubes do Espírito Santo. Um novato, no entanto, será fácil de memorizar. Trata-se de Varela, baiano de 22 anos, cujo primeiro nome é Robson e que, curiosamente, joga na mesma posição do “Chefe Negro”, como era conhecido Obdúlio.

Além do tom de azul, que na camisa do Vitória-ES é mais escuro, as semelhanças param por aí. Calado, o Varela do futebol capixaba tem personalidade bem distinta da do uruguaio. Meio tímido no que revelou ser a primeira entrevista de sua carreira, o volante diz que não costuma falar muito em campo, ou seja, não tem muito o perfil de líder dentro das quatro linhas, mas sabe que pode ajudar.

– Conheço, sim, o Obdúlio Varela. Sei que foi um dos carrascos do Brasil na final da Copa de 1950. Já comentaram comigo. Acho legal. Pode ser um bom sinal ter um Varela que já fez sucesso no futebol. Não sou muito de comandar o time, fico mais calado mesmo, mas sei que colaboro, da minha maneira, com marcação – afirma Varela, satisfeito com o papel de “carregador de piano”.

“Procuração” para achar apartamento
O jogador formou-se nas categorias de base do Bahia, passou pelo juvenil do Cruzeiro e voltou ao Tricolor da Boa Terra em 2009, aos 19 anos. Contudo, não conseguiu se firmar. Em 2012, Varela não fez parte do grupo principal, que disputou o Brasileirão. Foi “rebaixado” para treinar junto com o time sub-20, como ele próprio conta.

Do futebol capixaba, as informações são mínimas. Como a pré-temporada foi feita em Marataízes, no litoral sul do estado, e em Belo Horizonte (MG), Varela mal teve tempo de conhecer a capital do Espírito Santo, onde está há apenas cinco dias. Tanto que transferiu para Orlando da Hora, responsável pelo futebol do Vitória-ES, a tarefa de encontrar um local para morar com a esposa e a filha – Varela foi pai aos 15 anos -, que devem chegar da Bahia na próxima semana.

– Gostei do clima aqui, da cidade de Vitória, que é parecido com o de Salvador, faz calor, lembra bastante. Minha esposa (Daniela) e minha filha (Ana Cláudia, de sete anos) virão para cá, mas o Orlando está vendo um lugar bom para a gente, pois ainda não conheço nada da cidade. Aos poucos a gente vai se adaptando. Estamos tranquilos para a estreia, o time tem muitos jogadores de outros estados, mas está bem unido fora de campo e acredito que dentro também já conseguimos um certo entrosamento. Estamos preparados, focados para começarmos bem – completa Varela.

Time escalado, sem atacante Robinho
Com “Varela e mais dez”, o Vitória-ES já está definido pelo técnico Gérson Evaristo para enfrentar o Estrela. O Alvianil da Capital jogará com: Fabrício, Edson, Ronaldo, Léo Breno e Maxwell; Varela, Caetano, Jonathan Casquinha, Jean Santiago; Kanela e Hércules. Os principais desfalques são o do zagueiro Laerte, que ainda não conseguiu sua transferência internacional, vinda do Vietnã; e do atacante Robinho, lesionado no joelho direito e sem previsão de volta.

Fonte: Globoesporte.globo.com

0
0
Atualizado: 25/01/2013 16:59

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.