Para manter Neymar, o Santos concordou em aumentar o seu salário, ficar com uma fatia menor de seus contratos de publicidade (a divisão, que era feita na base de 70% para o jogador e 30% para o clube, passou a ser de 90% e 10%) e reduzir em um ano o tempo de contrato. Fez tudo isso mesmo sabendo que o perderia de graça se ele ficasse até o fim do vínculo que foi assinado em novembro de 2011.
No dia 29 de dezembro do ano passado o diário Sport, de Barcelona, publicou uma reveladora entrevista com Neymar da Silva Santos, o pai do craque. As principais declarações foram as seguintes: “O desejo do Neymar é jogar na Europa em 2014, e por isso reduzimos em um ano a duração do seu contrato.”; “O Barcelona é o time ideal para o meu filho, mas é preciso esperar para saber se eles vão querer o Neymar em 2014.”; “O Neymar pode sair do Santos antes de 2014 se o clube precisar vendê-lo por motivos financeiros.”
O Barça havia fechado a compra do atacante no início de setembro de 2011. O acordo foi apalavrado na noite do dia 2, uma sexta-feira, e a documentação seria enviada pelo Santos dia 5. Mas no fim de semana o Real Madrid, ao tomar conhecimento de que o craque estava indo para o rival, entrou na parada, melhorou a proposta para o jogador e o Santos e tomou a dianteira. Dia 16 mandou o médico Carlos Diez a São Paulo, e ele levou Neymar para uma bateria de exames na unidade Morumbi do Hospital São Luiz. A assinatura do contrato parecia uma questão de dias, mas o tempo passou sem que isso acontecesse. E em novembro ele anunciou que ficaria no Santos.
O que aconteceu nesse meio tempo foi que o Barcelona se aproximou do pai de Neymar e costurou o acordo – sem a participação de Wagner Ribeiro, procurador do craque e que preferia vê-lo no Real Madrid. A permanência do craque até a Copa do Mundo foi a maneira encontrada para implodir a negociação com o Real, porque Neymar queria jogar no Barcelona e hesitava em assinar com o clube branco.
Fontes com acesso ao acordo mantêm sob sigilo o valor da multa a que o Barça terá direito se Neymar for para outro clube. Mas, apesar do assédio de Manchester City e Bayern de Munique, dizem não ter dúvida de que o craque jogará no Camp Nou.
Redação Portal Ouro Negro
Fonte: estadao.com.br – por Luís Augusto Monaco