A seleção brasileira está quase completa. Dante e Luiz Gustavo chegaram ao hotel que hospeda a delegação, no Rio de Janeiro, por volta das 6h45 desta sexta-feira. Cansados depois de 14 horas de viagem, a dupla falou rapidamente no saguão. Embora tenham evitado falar sobre a na briga entre CBF e Bayern de Munique, que dificultou a liberação dos atletas, ambos admitiram que se posicionaram em conversas com a diretoria. E Dante deu a entender que pediram para serem liberados.
– Tivemos uma conversa, não precisamos detalhar muito, mas a única coisa que deixamos claro é que a seleção brasileira tem outro significado para nós, do que as seleções para eles. É um sonho, algo pelo qual lutamos desde pequenos, e agora estamos realizando.
Na última quarta-feira, Luiz Felipe Scolari conversou por telefone com Jupp Heynckes, técnico do Bayern, e pediu que os alemães facilitassem a liberação. Depois que o clube anunciou que a dupla poderia viajar ao Brasil, o diretor-executivo Karl-Heinz Rummenigge acusou a CBF de praticar “terror psicológico” contra os atletas. Segundo o ex-atacante, houve pressão da entidade para que ambos pedissem a liberação.
O volante Luiz Gustavo se manteve neutro. Confirmou a conversa com o Bayern, mas sem acusar clube nem Seleção, colocou a responsabilidade pelo conflito na conta da Federação Alemã de Futebol, que marcou para este sábado a final da Copa da Alemanha. O time dos brasileiros, que já conquistou o Campeonato Alemão e a Liga dos Campeões neste ano, vai enfrentar o Stuttgart.
– Nós também expusemos nossas opiniões, mas o principal foram as duas partes, que conversaram bastante. Até porque o maior problema foi a federação alemã, que marcou o jogo para uma data sem pesquisar direito – disse.
Segundo a CBF, há uma determinação da Fifa para que nenhum jogador convocado para a Copa das Confederações defenda seu clube num prazo de 14 dias antes da estreia de sua seleção. Como o Brasil enfrenta o Japão no dia 15 de junho, em Brasília, esse período tem início justamente no sábado.
Os dois subiram rapidamente para seus quartos e foram descansar. Ainda não há confirmação se ambos vão participar do treino das 15h, na Gávea. Dante, titular do Bayern, mas provável reserva da Seleção, que terá Thiago Silva e David Luiz na zaga, só quer esquecer a confusão.
– Jogador de futebol não pode pensar em coisas jurídicas, que não nos interessam. Temos de nos concentrar para ajudarmos os companheiros, isso é o mais importante.
Fonte: Globoesporte.com