Batedores fazem testes antes da chegada dos campeões mundiais.
A Espanha chega nesta quarta-feira ao Brasil. Traz com ela um histórico de conquistas recentes. E um bocado de preocupação para aqueles que cuidarão de sua segurança. No Recife, primeira casa dos campeões do mundo na Copa das Confederações, os cuidados vão ao extremo.
Na manhã desta terça-feira, o hotel que receberá Casillas, Fernando Torres, Iniesta, Xavi e demais astros da Roja foi vistoriado pela Polícia Federal. Agentes foram aos quartos onde ficarão os integrantes da delegação. Lá, observaram de tudo. Até a proximidade com prédios vizinhos. Por mais improvável que pareça, eles precisam se preocupar até com eventuais atiradores de olho em vítimas espanholas. Dois homens com uniforme do exército também estavam no local na manhã desta terça. No lado do fora, os cuidados eram complementados por um carro da PM pernambucana.
A equipe do hotel (que também receberá Itália e Taiti) foi treinada para identificar possíveis bombas. Os funcionários deverão ficar de olho em mochilas e sacolas suspeitas. Apenas uma parte dela poderá acessar os três andares ocupados pelos craques. Seguranças ocuparão os corredores.
Nos últimos dias, a administração do hotel vem recebendo diferentes ramificações da polícia. São profissionais especializados em ameaças diversas – terrorismo, bombas, atiradores.
– Nunca vi esse aparato. É superior à presença de qualquer chefe de estado – disse Eduardo Barbosa, gerente de relação com os hóspedes do hotel.
Teste com batedores
O deslocamento da seleção campeã mundial também é uma preocupação. A rua onde fica a entrada do hotel, na praia de Boa Viagem, ficará fechada. O contato dos jogadores com o público deverá ser pequeno. Na chegada à cidade, eles irão direto do ônibus para os quartos.
Batedores fazem repetidos testes para dar agilidade aos percursos. Policiais em motos vão na frente e atrás do ônibus, para fechar as esquinas mais próximas. Carros complementam o comboio. O trânsito só é liberado depois de o veículo da delegação se distanciar e ficar cercado apenas por seu aparato de segurança. Foram feitas dezenas de simulações nos últimos dias, inclusive com a presença de dois ônibus – como se fosse a Espanha mesmo: um maior para atletas e comissão técnica, outro menor para dirigentes.
Os bicampeões europeus chegam na noite desta quarta-feira ao Recife. A estreia na Copa das Confederações é domingo, contra o Uruguai, na Arena Pernambuco.
Fonte: Globoesporte.com