O índice considerou as taxas de violência cujos jovens de 12 a 29 anos de idade estão expostos. Para montar o ranking, o fórum tomou por base as seguintes variáveis: homicídio e mortalidade no trânsito; pobreza e desigualdade socioeconômica; Frequência dos jovens nas escolas; e o acesso ao mercado de trabalho.
Em Linhares, neste ano, foi registrado no mês de Janeiro 11 ocorrências de homicídio e no mês de Fevereiro foram registradas 12.
Para combater a criminalidade em Linhares, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que será responsável por ações e estratégias voltadas à prevenção da violência na cidade.
A Redação do Portal Ouro Negro entrevistou o secretário de Segurança Pública Washington Monteiro que explicou como vão funcionar as ações de combate à violência.
Redação Portal Ouro Negro – Como as novas sedes do Corpo de Bombeiros, DPJ de Linhares e Departamentos da Polícia Militar funcionarão?
Washington Monteiro – O Prefeito Nozinho reconhece que segurança é dever do Estado, porém, responsabilidade de todos. E ele quer assumir o papel de parceiro do Governo Estadual no que diz respeito à segurança pública.
Partindo do princípio de que Linhares é uma cidade que se desenvolve a cada dia, surgiu a necessidade do município disponibilizar os terrenos para que o estado entre com a construção das unidades de Polícia necessárias para atender a esta nova realidade. O Município doará uma área de terras nas proximidades do aeroporto para a construção da sede do Corpo de Bombeiros, que atenderá as condicionantes para o início das operações do aeroporto e também atenderá a nova realidade do município, posicionando os Bombeiros em local estratégico para atender as diversas ocorrências.
Doará também uma área localizada no Bairro Interlagos onde será construída a nova sede do DPJ e da Polícia Técnica Científica. No Distrito de Bebedouro será construída a sede da Primeira Cia. da PM, que ficará às margens da BR 101.
E no Bairro Canivete, o município disponibilizará parte das dependências de uma antiga escola, que será adaptada para atender à Terceira Cia. da PM.
O município disponibilizará também uma área no empreendimento conhecido como Residencial Mata do Cacau, que faz parte do projeto “Minha casa, minha vida” para a construção de um DPM (Departamento de Polícia Militar).
PON – Quando as obras começam?
Washington Monteiro – Temos um processo burocrático a ser seguido, mas vamos fazer o possível para que os terrenos estejam devidamente liberados e com escrituras de doação ao estado lavradas no menor espaço de tempo possível. Somente a partir daí, as licitações para as construções das obras poderão ser efetuadas pelo estado.
Acreditamos que em no máximo 02 (dois) anos esses importantes investimentos deverão estar em pleno funcionamento.
PON – Como os portais de segurança funcionarão?
Washington Monteiro – Os Portais deverão ser posicionados estrategicamente em todas as quatro entradas e saídas do município. Um em Bebedouro, outro no Bairro Canivete, outro no trevo de acesso ao Residencial Mata do Cacau, na saída do Bairro Aviso e outro próximo à ponte do Rio Pequeno.
Com exceção do Portal da ponte do Rio Pequeno, todos os outros Portais serão instalados anexos às Cias. da Polícia Militar, que funcionarão como suporte aos Portais.
Os Portais de Segurança contarão com todos os equipamentos de segurança necessários, tais como: câmeras de vídeo monitoramento para uso noturno com recursos de leitura de placas dos veículos, iluminação especial para suporte às blitz noturnas, enfim, neles estarão instalados todos os recursos de segurança necessários para auxiliar os profissionais da área de segurança em seu trabalho.
PON – Os membros do GGIM já foram escolhidos? Quem são?
Washington Monteiro – O GGIM terá o Prefeito como seu presidente e contará com os poderes que atuam diretamente na segurança pública, ou sejam:
Secretario Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Juiz Titular da Vara Criminal, Promotor Criminal, Delegado Chefe do DPJ, Comandante da Polícia Militar, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Diretor da Guarda Municipal, Representante do Conselho Tutelar, Representante do Pronasci, Representante da SESP, Inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal, Representante da Defensoria Pública, Representante do Comissariado Efetivo de Atendimento ao Menor e Presidente do Consel, além dos outros poderes que atuam de forma preventiva como o Presidente da Câmara Municipal de Linhares, Secretários Municipais de Ação Social, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde e Educação.
Redação Portal Ouro Negro
Por Caro Paiva Said