política

Vereadores de Linhares discutem projetos em sessão de segunda-feira (18)

19 mar 2013 - 18:12

Redação Em Dia ES

Share

A sessão começou às 18h04.

O Presidente da Casa, Miltinho Colega agradeceu a presença de todos e, logo após, foram apresentados pelo vereador Estefano Silote alguns requerimentos em prol da população dos bairros de Linhares: solicitações de quebra-molas, poda de árvores, fiscalização de propaganda volante no centro, instalação de uma antena de telefonia móvel (celular) para atender as regiões de Rio Quartel e Palhal, fiscalização quanto aos vendedores ambulantes que se encontram acomodados nas calçadas do Centro entre outros.

Logo após, a leitura dos requerimentos o Presidente da Casa Miltinho Colega comunicou que os vereadores poderiam utilizar a tribuna.

O vereador José Cardia disse que “a fiscalização dos carros de som que circulam no Centro de Linhares, tem que ser intensificada, a secretaria de meio ambiente precisa tomar algumas providências, os carros estão circulando num volume considerado alto. E ainda se tratando de fiscalização podemos destacar os vendedores ambulantes nas calçadas do Centro, já passou da hora da fiscalização municipal tomar as devidas providências a respeito disso”.

Na semana passada, por meio do quadro “Falo Mesmo!”, o Portal Ouro Negro denunciou a presença de grande número de vendedores ambulantes no Centro de Linhares (leia a matéria aqui).

O vereador Cardia disse ainda que está prevista construção de um aterro sanitário em Linhares, entre Bebedouro e Rio Quartel. “Acredito que, para construir uma obra dessas deve ser analisado um local adequado. Nessa região estão se concentrando indústrias. E a população como fica nesse história? Os produtores rurais também serão prejudicados. Não tem nada definido ainda. Fizeram apenas uma reunião com alguns moradores. Não sou contra mas tem que ver uma área que seja adequada para isso, não perto de residências, propriedades rurais e indústrias. Eu não estou ciente se a administração municipal está sabendo dessa possibilidade. É necessário o poder executivo verificar essa situação. Me preocupa no que tange a saúde dessas comunidades, a desvalorização dos terrenos desses moradores. Antes de se aprovado qualquer coisa  a administração deve conhecer o projeto, devemos trabalhar sempre em prol da população ver o que é melhor para todas as comunidades”, finalizou Cardia.

Miltinho Colega comentou sobre a opinião do vereador Cardia. “Estive junto com o Prefeito conhecendo um aterro sanitário em Vitória na cidade de Cariacica, a estrutura é bem organizada, foi feito um projeto bem feito para que não prejudicasse a população, antes de tudo devemos analisar, com certeza, o projeto. Acredito que seja interessante marcarmos um dia para todos os vereadores conhecerem esse aterro”, finalizou.

O vereador Zeca Correia também fez o uso da palavra: “Antes de qualquer decisão da área para ser construída um aterro temos que analisar várias questões e ainda deixar a população informada do que pode acontecer. Mostrar que estamos trabalhando em benefício das comunidades”.

Já o vereador Tarcisio Silva disse: “Em referência à localização do aterro sanitário na região de Bebedouro e Rio Quartel, temos que analisar onde será feito. A população precisa estar ciente e a Câmara de Vereadores deve estar junto com a comunidade para avaliar essa questão”.

Quem também utilizou a tribuna foi o vereador Stefano Silote , que resolveu mudar o assunto da sessão em sua fala: “Cabe aos estudantes que precisam utilizar o serviço de transporte escolar, fazer um requerimento junto à direção escolar, para receber esse benefício”.

Logo após, os vereadores discutiram projetos que estavam em pauta

O primeiro projeto foi de autoria do vereador Amantino Pereira Paiva. O projeto concederia passe livre no sistema de transporte coletivo municipal ao acompanhante de pessoas com deficiência. O projeto não teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Finanças.

O vereador Amantino usou a tribuna para explicar seu projeto. “Esse projeto é para beneficiar as pessoas com deficiência que não tem condições de se locomover sozinhas, que precisam de um acompanhante, estou me referindo a pessoas carentes que não tem condições. Sabemos que as pessoas com deficiência não são muitas, mas acredito que essas pessoas enfrentam muitas barreiras no dia a dia, e seria muito importante ter passe livre para o acompanhante”.

O projeto não teve parecer favorável pelas comissões, por isso não foi aberto para votação. O vereador José Cardia fez o uso da palavra: “Esse projeto é maravilhoso, mas é inconstitucional. Minha sugestão é que o prefeito pudesse mandar para Câmara, para ser avaliado pelas comissões”.

Em seguida foi discutido um projeto enviado pelo poder executivo que institui o programa municipal de incentivo ao Futebol profissional, sob a Lei Arildo Borges, que teve parecer favorável das duas comissões, foi discutido e aprovado pelos vereadores, tendo o voto contrário do vereador Amantino Pereira Paiva.

O vereador Tarcísio Silva usou a palavra para falar sobre o programa municipal de incentivo ao Futebol. “A câmara com esse projeto está autorizando os times a buscar parcerias com empresas. A Prefeitura não tem legalidade para passar dinheiro para os times, isso ainda deve ser discutido em um projeto futuro”.

A sessão acabou, às 19h40 e todos foram convidados a participar da próxima sessão que será realizada nesta terça-feira (19), às 18 horas.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 19/03/2013 18:12

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.