política

Saiba como foi a sessão na Câmara de Linhares nesta segunda-feira (22)

23 abr 2013 - 19:22

Redação Em Dia ES

Share

A sessão começou às 18h05.

O Presidente da Casa, Miltinho Colega, agradeceu a presença de todos, e logo após, o vereador Edimar Vitorazzi fez a leitura da ata.

Na sequência, o 1º Secretário, vereador Estefano Silote, fez a leitura de alguns requerimentos solicitados ao Poder Executivo pelos vereadores Marcelo Pessoti, José Cardia, Fabrício Lopes e Joel Celestrini.

O vereador Marcelo Pessoti solicitou ao chefe do poder executivo, a pintura e sinalização do trajeto com olhos de gato da ciclovia existente na Rua Monsenhor Pedrinha no bairro Araçá.

Já o vereador o vereador José Cardia requereu ao executivo, indicação da senhora Albenir Ramos Silva para exercer a função de servente na PEM – Paulo Damião Tristão Purinha, e ainda requereu que seja edificada uma escola para atender a comunidade estudantil do bairro Santa Cruz e instalação de luminárias em Bebedouro.

O vereador Fabrício Lopes solicitou ao poder executivo a limpeza da área adjunta ao CEIM Rotary Clube; que sejam contratadas/disponibilizadas ao Orfanato Raphael Thoms três auxiliares de serviços gerais e uma cozinheira; a instalação e construção de um abrigo em ponto de ônibus na Avenida São Paulo, em frente ao imóvel Nº634, bairro Aviso;  construção de um mini cais e o calçamento de uma estrada de terra, ambas as obras a serem realizadas na rua beira rio, bairro Aviso, próximo ao Campo Nacional; solicitou uma obra de paisagismo no trevo (rotatória) que dá acesso ao balneário do Pontal do Ipiranga; e reparos na estrada que liga as comunidades de Pontal do Ipiranga a Urussuquara.

pppcamara1

Miltinho Colega anunciou a presença de servidores públicos municipais no plenário e convidou a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Linhares (SISPML) Maria Dolores Macena para utilizar a tribuna livre.

Dolores disse: “Nós somos todos iguais perante a lei. Estamos buscando um valor mais alto no ticket de alimentação, neste caso de R$300,00. Nossa categoria quer que esse reajuste seja melhorado. Ainda vamos continuar negociando. O Sindicato aceita o reajuste proposto, desde que acrescido de 9% de ganho; e o valor de R$ 300,00 do ticket alimentação tem que ser imediato. Estamos aqui para pedir ajuda aos vereadores nesta luta”.

Dolores ainda comunicou a todos que no dia 25 de Abril, às 18h30, vai ser realizada uma assembleia no Cerimonial Alice, no bairro Três Barras.

Após a fala da presidente do SISPML, alguns vereadores fizeram o uso da palavra.

O vereador Fabricio Lopes disse: “Tem que haver análise do que pode ser feito, nos reajustes de cargos e salários”.

O presidente da Casa Miltinho Colega disse: “A câmara tem que ter cuidado, não temos poder de fixar um valor de reajuste de salário e de ticket de alimentação. O sindicato deve encaminhar as propostas para o executivo para serem analisadas. Temos que resolver as questões com diálogo. Nós vereadores estamos aqui para ouvir e a Dolores tem informando a Câmara a defesa da classe”.

O vereador Amantino Pereira Paiva falou da morte dos policiais linharenses ocorrida na semana passada e sobre o aumento aos servidores: “Na semana passada aconteceu uma tragédia envolvendo dois policiais civis do nosso município, que perderam a vida lutando pela segurança da população, ainda estamos de luto. A Câmara de vereadores não pode aumentar o salário dos servidores municipais, todos os projetos que vierem do poder executivo serão discutidos e votados em benefício da comunidade. Nesta gestão foram criados cargos e mais secretarias. Grande parte dos servidores mudaram de gestor porque teve perspectiva de novos aumentos. Nós vereadores temos que nos reunir com o Prefeito para saber o que pode ser feito para os servidores”.

O vereador Tarcisio Silva fez o uso da palavra e disse: “A Câmara tem que estar atenta no que está sendo definido. Poderíamos solicitar ao executivo os dados do aumento que os servidores tiveram nos últimos seis anos. Os servidores estão perdendo quantitativo a cada dia, eles precisam saber o que pode ser feito neste momento”.

O vereador José Cardia disse: “O sindicato vem negociando mal nos últimos tempos, não brigam por um reajuste justo. Não se consegue um bom reajuste dessa maneira”.

A sessão foi encerrada às 19h e todos foram convidados para participar da próxima sessão a ser realizada nesta terça-feira (23), às 18 horas.

Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said
Fotos por Carol Paiva Said e Roberto Araujo 

{jathumbnail off}

0
0
Atualizado: 23/04/2013 19:22

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.