O passe livre no transporte público municipal é garantido a todas as pessoas com deficiência, mas apenas em seu município de origem, ou seja, quando um portador de deficiência está em outro município, trabalhando ou a passeio, ele tem que pagar a tarifa normal, como qualquer outra pessoa.
Para dar fim a esta injustiça, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Durão (PDT), protocolou uma Indicação Parlamentar solicitando ao governador Renato Casagrande que crie um convênio com todos os municípios do Estado, unificando o direito ao passe livre às pessoas com deficiência.
Se a Indicação for acatada pelo governo, será criado um documento único (carteirinha) que terá validade em todos os municípios do Estado. Poderão obter o documento, as pessoas com deficiência que estiverem legalmente filiados à respectiva associação do seu município de origem.
“A pessoa não deixa de ter deficiência quando está em outra cidade. O passe livre deve valer em todos os municípios, para todas as pessoas com deficiência”, disse Durão.
Redação Linhares Em Dia