polícia

Polícia Militar Ambiental apreende pássaros e constata desmatamento em municípios

25 abr 2014 - 07:00

Redação Em Dia ES

Share

sem Titulo

Os policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram fiscalizações, nessa quarta-feira (23), nos munícipios de Linhares, São Mateus e Nova Venécia, que resultaram na apreensão de quarenta e cinco pássaros, três jabutis, além da constatação de desmate em Área de Proteção Permanente.

No município de Linhares, somente na residência de um aposentado de 92 anos, foram apreendidos vinte pássaros que eram mantidos em cativeiro, dentre eles, três sabiás, oito canários-da-terra e nove coleiros. Além disso, o idoso possuía dois alçapões para captura de pássaros. De acordo com o militares, o aposentado será intimado a comparecer ao Juizado Especial Criminal (JECRIM) de Linhares para prestar esclarecimento sobre o fato.

Já na residência de um comerciante, foi apreendido um papagaio, que era mantido preso em uma corrente. O homem também será intimado a comparecer ao JECRIM.

Ainda no município, os policiais militares ambientais constataram um desmate de aproximadamente 0,3336 hectares em Área de Proteção Permanente – APP, às margens da Lagoa Juparanã, na localidade conhecida como “Praia do Caju”. O responsável pela propriedade, um empresário de 45 anos, foi identificado e também será intimado a comparecer ao JECRIM. O empresário pode responder por crime de desmate, que prevê pena de detenção de 1 à 3 anos ou multa.

Em São Mateus, os policiais apreenderam, na casa de um aposentado de 70 anos, dois canários-da-terra e uma gaiola. Além disso, um papagaio, dois coleiros e três gaiolas foram recolhidos na residência de uma dona de casa de 50 anos. Nenhum dos dois possuía autorização para a atividade de criador de animais silvestres.

No município de Nova Venécia, na residência de um Criador Amadorista autorizado pelo IBAMA, foram apreendidos três sabiás e dezesseis canários-da-terra, desses, sete eram mantidos de forma irregular. Todos os pássaros do Criador foram recolhidos e encaminhados à sede do IBAMA, onde serão periciados. Caso seja comprovada adulteração de anilhas, o homem terá o registro caçado.

Ainda em Nova Venécia, três jabutis foram entregues de forma voluntária.

Todos os outros animais apreendidos na operação foram encaminhados para a Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, onde vão passar por avaliação veterinária do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e, após eventual tratamento, serão soltos em seu habitat natural.

Redação Linhares Em Dia

Foto: Comunicação/PMES

0
0
Atualizado: 25/04/2014 07:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.