A Polícia Militar concluiu, no último dia (22), o 8º Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC). Trinta e um policiais militares do Batalhão de Missões Especiais (BME) participaram do curso.
Diferente das outras edições, esse CDC teve como prioridade a capacitação exclusiva de policiais pertencentes BME, buscando com isso trazer um melhor aproveitamento do efetivo em suas mais variadas missões. Com uma carga horária de 280 horas, os alunos puderam vivenciar instruções com modernos equipamentos policiais. As rotinas tiveram um alto grau de complexidade e buscaram a preparação para as funções de comando, administração e execução das ações de choque.
A qualificação, realizada no quartel do BME e em outras áreas especificas, contou com aulas teóricas e práticas de disciplinas como material bélico, tática e técnica de CDC, policiamento em eventos, educação física, legislação de CDC, armamento e tiro, entre outras.
Em uma visita técnica, os alunos conheceram o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) e acompanharam o desempenho do grupamento durante o jogo Flamengo X León, no Estádio do Maracanã. Além disso, visitaram o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
A padronização nas ações de controle de distúrbios civis, disseminadas no curso, fortaleceu a importância de uma doutrina única de policiamento. O Tenente Coronel Ramalho, Comandante do BME, ressaltou a importância da especialização no trabalho policial. “O treinamento e a qualificação da tropa são constantes para que o serviço seja prestado com maior qualidade, visando sempre uma atuação com excelência e profissionalismo”, ressaltou.
Redação Linhares Em Dia
Foto: Comunicação/PMES