O Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar do Espírito Santo iniciou na última sexta-feira (25), o 2º Curso de Operações de Choque. A aula inaugural aconteceu no auditório da Faculdade de Direito de Vitória – FDV, em Vitória.
A palestra abordou um tema motivacional com resgate das raízes do Batalhão de Missões Especiais, fazendo menção aos pioneiros e às características fundamentais de um policial integrante desta tropa. Foram citados fatos relevantes que puderam esclarecer a importância da disciplina e do respeito dentro da Polícia Militar, bem como a manutenção das tradições.
O Ten Cel Nylton ressaltou o fator solene do espírito de corpo dentro de uma tropa especial: “A identificação com o grupo gera apoio mútuo e se prolonga no tempo.” Segundo o palestrante, as raízes são referenciais imprescindíveis para os novos policiais que ingressam no batalhão: “O BME foi formado por homens abnegados, que renunciaram seus interesses próprios em favor da instituição.”
O curso inicia com a presença de 35 alunos que serão submetidos a diversas instruções, tais como: Técnica e Tática de CDC, Técnicas e Tecnologias não Letais, Tiro Policial, Policiamento em Eventos, Noções de Cinotecnia, Noções de Negociação, Doutrina de Patrulhamento Tático Motorizado, Patrulhamento em Áreas de Alto Risco, dentre outras. Serão 324 horas/aula, com duração prevista até o dia 13 de Junho, com instruções na área interna do BME e em áreas externas especificas. “A manutenção da qualidade técnica requer a continuidade do aprimoramento profissional” disse o Ten Cel Ramalho, Comandante do BME.
Ao final do evento, o Ten Cel Ramalho entregou um certificado alusivo à participação do Ten Cel Nylton como palestrante, em agradecimento a sua disponibilidade e comprometimento ainda dispensados aos assuntos ligados ao Batalhão de Missões Especiais.
Redação Linhares Em Dia
Foto: Comunicação/PMES