Nos dias 10 e 11 realizou-se em Linhares a Campanha do Desarmamento. Um posto itinerante foi instalado na Praça Nestor Gomes, localizada no Centro de Linhares. A iniciativa partiu da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que promove a campanha em vários municípios.
Durante a ação em Linhares, foram recolhidas nove armas de fogo. Crianças também entregaram duas armas de brinquedo, após um trabalho de conscientização nas escolas.
“Avaliamos o resultado como positivo, pois a secretaria não estabelece metas. Uma arma que for entregue já representa o sucesso da campanha”, frisou o assessor especial, Romeu Rocha.
Durante a permanência das equipes no município, dois policiais civis receberam um treinamento especial. A partir de agora, eles ficarão responsáveis pelo recolhimento das armas na 16ª Delegacia Regional, localizada no Centro.
O desarmamento
Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas de fogo, sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 24 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem deseja entregar o armamento não é identificado.
Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.
Com o relançamento da Campanha do Desarmamento, 53 postos de coleta de armas estão à disposição da população em todo o Estado em unidades das Polícias Militar, Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Campanha segue para outros municípios
Até o final de 2014, o posto itinerante estará nos municípios de São Mateus, Pedro Canário, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Afonso Claudio, Colatina, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Nova Venécia e Montanha.
A Campanha
A Campanha Nacional do Desarmamento, que tem o objetivo de reduzir a criminalidade e os índices de homicídios, foi relançada no Estado no dia 8 de outubro de 2013 em um evento realizado no 38° Batalhão da Infantaria (38ºBI), em Vila Velha, onde foram destruídas mais de duas mil armas de fogo apreendidas pelas polícias Militar, Civil e Federal ou recolhidas por meio desta ação, em um período de dez meses.

Redação Linhares Em Dia
Fotos: Leonardo Goliver
{jathumbnail off}