agricultura

2.604 doses de sêmen são doadas para melhorar genética do rebanho bovino leiteiro do ES

17 jul 2023 - 15:52

Redação Em Dia ES

Share
Iniciativa beneficia 54 pecuaristas, que receberam doses de sêmen das raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. Investimento totaliza R$ 300 mil
2.604 doses de sêmen são doadas para melhorar genética do rebanho bovino leiteiro no ES. Foto: Reprodução/Governo ES

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Governo do Estado, realizou a entrega de 2.604 doses de sêmen em Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo é aprimorar o potencial genético do rebanho bovino leiteiro no Espírito Santo. O investimento totaliza R$ 300 mil.

A iniciativa beneficia 54 pecuaristas, que receberam doses de sêmen das raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. O programa tem como meta a melhoria genética do rebanho leiteiro capixaba por meio da inseminação artificial, uma técnica de reprodução utilizando biotecnologia. Com isso, espera-se aumentar a produtividade da pecuária no estado.

Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura, ressaltou a importância de programas como esse para impulsionar a produtividade da pecuária, considerada a segunda atividade mais comum nas propriedades rurais do Espírito Santo. A inseminação artificial desempenha um papel fundamental nesse processo, impulsionando o avanço tecnológico do rebanho e aumentando sua produtividade.

Esta é a segunda entrega do projeto, que teve início em dezembro de 2022, quando foram distribuídas 2.175 doses de sêmen de touros leiteiros. No total, já foram atendidos 104 pecuaristas de diferentes municípios, como Alfredo Chaves, Apiacá, Aracruz, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Castelo, Colatina, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, João Neiva, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Ponto Belo, Serra e Vila Pavão.

A seleção dos pecuaristas é feita levando em consideração critérios como a estrutura da propriedade, sanidade e alimentação dos animais. Além disso, as propriedades precisam estar preparadas para utilizar a biotecnologia reprodutiva.

Os pecuaristas interessados em participar do projeto devem procurar um escritório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O Incaper, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres), oferece capacitação em inseminação artificial para pecuaristas e trabalhadores rurais, visando a disseminação dessa tecnologia em todo o estado.

Nos últimos anos, mais de duas mil pessoas foram capacitadas por meio dos cursos realizados nas fazendas Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, e Experimental de Linhares. Essas ações reforçam o compromisso do governo em impulsionar a pecuária e promover o desenvolvimento rural sustentável no Espírito Santo.

1
0
Atualizado: 17/07/2023 16:36

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.