política

Frente parlamentar investiga danos do rompimento da barragem de Fundão

30 jun 2023 - 15:47

Redação Em Dia ES

Share
Atualmente, a reparação é regida pelo termo que possui 42 programas de reparação e compensação da Bacia do Rio Doce
Frente parlamentar investiga danos do rompimento da barragem de Fundão. Foto: Reprodução

No próximo dia 05 de julho, a partir das 15 horas, acontece na Assembleia Legislativa à instauração da Frente Parlamentar para fiscalizar as ações de reparos e danos e a repactuação do acordo firmado pela Fundação Renova, proposta pelo deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB).

A Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).

O objetivo da Frente é discutir repactuação do acordo de Mariana, com foco na defesa dos interesses da população atingida e na reparação efetiva dos prejuízos causados pela tragédia.

Desastre ambiental
Em 2015, o rompimento da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, controlada pela Vale e a BHP Billiton, localizada no município de Mariana, provocou o maior desastre ambiental do país e a morte de 19 pessoas. Foram despejados na bacia do Rio Doce mais de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro.

Atualmente, a reparação é regida pelo Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC), que possui 42 programas de reparação e compensação da Bacia do Rio Doce.

1
0
Atualizado: 30/06/2023 16:19

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.