O Governo do Espírito Santo criou um comitê gestor de enfrentamento à gripe aviária no Estado. Nesta segunda-feira (19) o governador, Renato Casagrande, reuniu-se com prefeitos e representantes dos municípios produtores e costeiros.
A iniciativa foi para esclarecer, orientar e alinhar ações de prevenção e reforço das medidas preventivas para evitar que a gripe aviária (H5N1) atinja criatórios domésticos e granjas comerciais.
As ações estão sendo desenvolvidas entre órgãos estaduais, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) através do Idaf; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Secretaria da Saúde (Sesa) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além das representações do setor produtivo da avicultura comercial.
“O objetivo deste comitê é fazer com que o vírus não alcance a área de produção comercial em nosso Estado. Ao mesmo tempo, pedimos que cada município monte também seu comitê gestor para que tome as decisões necessárias para a biossegurança. O comitê se torna ainda mais importante caso aconteça a contaminação de alguma área comercial, alguma granja ou local de produção de aves, para que a gente saiba todas as medidas e estejamos preparados para conter o vírus no local e não disseminar. O Espírito Santo é um exemplo nessa área, no combate, na inspeção, na vigilância e na biossegurança. Seguimos trabalhando para dar segurança aos capixabas”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.