Apesar das dificuldades enfrentadas no último ano com cortes de verbas e suspensão de bolsas para alunos de mestrado e doutorado, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) está entre as melhores universidades do mundo.
A avaliação faz parte do ranking da edição de 2023 do Center for World University Rankings (CWUR), uma das publicações mais prestigiadas do meio acadêmico e que avaliou o desempenho de 20.531 universidades em todo o mundo.
A UFES aparece na 30ª entre as universidades brasileiras e 1.210ª entre as instituições avaliadas no mundo.
No país, as primeiras colocadas foram as universidades de São Paulo (USP), de Campinas (Unicamp) e do Rio de Janeiro (UFRJ). Já no mundo, as três primeiras colocadas são dos EUA: Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a Universidade de Stanford.
O levantamento leva em conta quatro áreas para fazer a classificação: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas realizadas.
A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes informou que os resultados obtidos pela Universidade têm se mantido constantes ao longo dos últimos anos.
Afirma ainda que são posições estáveis e de grande relevância, considerando que foram avaliadas 20.531 universidades em todo o mundo.
“Apesar de todas as dificuldades dos últimos anos, com cortes financeiros determinados pelo governo federal, conseguimos manter uma posição de relevância no cenário internacional”, afirmou o secretário da SRI, Yuri Leite.
Ele acrescentou que “isso se deve a esforços da Administração Central da Ufes para manter os financiamentos em ensino, pesquisa, ações de extensão e de internacionalização e a assistência estudantil”.