O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) divulgou alerta sobre os primeiros dois casos de gripe aviária no Brasil descobertos em aves capturadas no Espírito Santo. Segundo o MAPA, resultado positivo foi confirmado em aves silvestres que habitam o litoral capixaba, em Marataízes e em Vitória.
As duas aves são da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular do trinta-réis-de-bando). As investigações, feitas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), começaram na última quarta-feira (10) após notificação recebida pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica.
As amostras recolhidas das aves foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), que é a unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). O laboratório confirmou se tratar de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) de subtipo H5N1.
Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.
Assim, os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.