Vai até o próximo domingo (7) em Cachoeiro do Itapemirim, no Sul do Estado, a ExpoSul Rural 2023, um dos maiores eventos do agronegócio do Espírito Santo.
Deputados das comissões de Agricultura, de Cooperativismo e da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar se colocaram à disposição para ajudar o setor produtivo de leite. Durante reunião realizada na Exposul Rural 2023, nesta quinta-feira (4), em Cachoeiro de Itapemirim, os parlamentares ouviram as dificuldades do setor nos últimos anos.
Nos quatro dias de evento, cerca de 75 mil pessoas devem passar pela feira, que conta com cerca de 500 expositores das mais diversas áreas, que devem movimentar R$ 100 milhões em negócios, segundo a organização da festa.
Segundo um dos organizadores do evento, Robertson Valladão, nos últimos 15 anos o segmento perdeu 50% da produção. “Há alguns anos ela (pecuária de leite) vem perdendo importância em termos de volume de produção, valor de produção, e muitos produtores de leite estão deixando as propriedades e indo para a cidade”, revelou o agrônomo.
De acordo com ele, a proposta é apresentar um plano de recuperação dessa atividade aqui no Espírito Santo, onde há cooperativas com quase 100 anos de existência. “Temos alguns problemas conjunturais que estão dificultando para os produtores nesse momento, de preço muito baixo, custos muitos elevados e algumas deficiências na gestão da propriedade”.
Robertson se disse satisfeito com o envolvimento dos deputados acerca do tema. Segundo Lucas Scaramussa (Podemos), presidente da Comissão de Agricultura, o colegiado pode se movimentar no sentido de criar políticas públicas para a área. “Nossa função é construir ambientes favoráveis que gerem políticas públicas favoráveis para quem produz”, avaliou.
Para o parlamentar, os gargalos apresentados pelas cooperativas produtoras de leite podem ser resolvidos com ações de infraestrutura e desburocratização por meio de diálogo com o Executivo. Ele citou o papel da atividade de assistência técnica para viabilizar o aumento de produção, ao mesmo tempo que mantém o produtor no campo e evita o êxodo rural.
Scaramussa falou sobre a viabilidade da produção de leite no estado. “O arranjo produtivo é viável, o valor do mercado ainda é bom. O mercado tem 50% do consumo que não é abastecido pelo que temos aqui. A gente traz isso de outro estado. Então não faz sentido a gente não investir no que a gente tem aqui”, completou.
O presidente da Comissão de Agricultura e Pesca da Assembleia Legislativa, destacou o evento como uma importante demonstração do grande potencial do agro capixaba.