A polícia prendeu em São Mateus, norte do Estado, um dos líderes da organização criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV). Leonardo Cardoso Lemos, conhecido como Leonardo Chuchu, de 32 anos, foi preso no bairro Vila Nova, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Contra ele havia quatro mandados em aberto por homicídio e tráfico de drogas.
A prisão do suspeito só foi possível graças a trocas de informações entre o Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT) Norte, da Polícia Civil, com a central na Grande Vitória e demais forças de segurança do Estado.
Segundo a polícia, a prisão de Leonardo Chuchu no interior do Espírito Santo demonstra a expansão das atividades do PCV.
“É uma prisão importante, pois a preocupação da Polícia Civil é justamente essa expansão de território, esta fronteira que o tráfico vem exercendo. Há uma determinação governamental para trabalharmos isso. Como trabalhamos em rede, cada um trouxe a sua cota de informação e conseguimos prendê-lo”
Disse o delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.
Ainda de acordo com o delegado, outros indícios apontam que a facção procura se expandir pelo Estado, como dois tonéis com maconha encontrados enterrados na última terça-feira (24) em Aracruz, norte do Espírito Santo segundo ele, esta é uma marca do PCV.
Segundo o delegado Fabrício Dutra, superintendente da Polícia Regional Norte, Leonardo é uma antiga liderança do PCV, além de se tratar de um criminoso de alta periculosidade
“É um elemento perigoso, estamos falando de quadro mandados. Foragido do sistema, então um elemento desses ele faz da própria vida um crime, ele nunca vai parar. Então sabemos que ele mexe com esse tipo de distribuição criminosa”, destacou.