De abril a julho acontece, no Espírito Santo, a colheita do café conilon. Nesse período, aumenta a oferta de trabalho no meio rural, assim como a utilização de máquinas recolhedoras de café, equipamento desenvolvido para otimizar o processo. A fim de contribuir para a segurança do trabalho nas operações de colheita, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-AR/ES) está oferecendo dezenas de treinamentos gratuitos.
Além de orientar os produtores e trabalhadores rurais sobre a operação segura com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e da manutenção das máquinas recolhedoras de café, o treinamento atende a legislação relacionada à segurança no trabalho, que são determinadas por Normas Regulamentadoras (NR) N° 12 e N° 31 e dispõem sobre operação de máquinas e implementos e sobre a segurança no trabalho nas atividades do meio rural.
Aulas
Com aulas teóricas e práticas, o curso busca contribuir para a segurança no trabalho durante as atividades de colheita do conilon.
Onde se inscrever?
Os interessados em participar devem procurar os sindicatos patronais rurais de seus respectivos municípios.
Certificação
Os participantes capacitados e aprovados serão certificados e terão condições de atuar com segurança na operação e manutenção das máquinas recolhedoras de café.
Fabrício Gobbo, diretor técnico do Senar-AR/ES, observa que os equipamentos tornam mais rápida a colheita do café e que a utilização das máquinas, elimina uma das etapas seguintes que é a poda dos cafeeiros, garantindo a produtividade dos cafezais para o próximo ano.
“As capacitações para quem trabalha com este tipo de equipamento é obrigatória, conforme determina o Ministério do Trabalho. Além disso, a utilização e instalação de dispositivos de segurança do equipamento, devem ser observados, visando assegurar as condições estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras evitando o risco com acidentes”